Treinador do Botafogo,vive um sentimento dividido com a torcida,uns vaiam e outros apoiam.
Ele já foi mais amado pelos alvinegros,Joel Santana veio como uma esperança de Salvação para o Botafogo,chegou ao Clube em janeiro de 2010 depois do time de general Severiano ter sofrido uma traumática goleada por 6 x 0 diante do Vasco em pleno Engenhão,o que culminou na demissão de Estevam Soares. Logo após Joel assumir o time,o Botafogo teve bom retrospecto,derrotou o Flamengo depois de 10 jogos e foi campeão da Taça Guanabara em cima do mesmo Vasco que o goleara. Depois foi campeão da Taça Rio em cima do Flamengo,time para o qual amargara três vices campeonatos seguidos,e dessa forma conquistara o seu 19º campeonato estadual de forma antecipada.
Mas quando a esmola é demais o santo desconfia,o Botafogo começou o campeonato Brasileiro com um futebol mais ou menos. Após a parada para a copa da África,o Alvinegro voltaria a enfrentar o Flamengo que estava mergulhado em crise devido problemas extra campo,e com isso os Botafoguenses esperavam que o eu time vencesse o Rubro-negro num brasileirão depois de 10 anos. NADA FEITO!,o Flamengo fragilizado venceu o Botafogo de joel e começaram os gritos de "Fora Joel!",o alvinegro também não vencera nenhum outro clássico na competição. O time da Estrela Solitária tentou o título e não conseguiu,depois tentou entrar na libertadores e também não conseguiu.
No início de 2011 o Botafogo começou bem vencendo o Cabofriense por 5 x 0,mas na semifinal da taça guanabara jogou contra o Flamengo que vivia na badalação devido Ronaldinho gaúcho e Thiago Neves,o jogo disputado foi para os penaltis e o Botafogo levou fumo,Joel escolheu os piores batedores pra abrirem a cobrança:Everton,Somália,e Renato cajá perderam penaltis e o Botafogo foi eliminado. A escalação de Joel irritou boa parte da torcida do Glorioso que triste deixava o engenhão ao som de "mamãe eu quero" cantado pelos Flamenguistas debochando dos derrotados alvinegros. Em entrevista ele desabafou:
- Não é Fácil ser agredido!
Por causa das críticas feitas pelos torcedores. Porém,admitiu:
-Eu iria contestar também. Estávamos ganhando por 2 a 0, e deixaram empatar. O torcedor quer ver vencer. Nós que criamos esse tipo de situação. É uma revolta geral, inclusive do treinador. A torcida tem razão.